sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Projeto Cactos encerra sua terceira e última oficina de formação para adolescentes e educadores do semiárido sergipano


* Elma Santos

O dia de ontem, 01, marcou o encerramento da terceira e última oficina de capacitação do Projeto CACTOS – Comunicação Adolescente para Transformação do Semiárido. Realizado pelo Instituto Recriando e o Fundo das
Ascom do Unicef, Andréia Neri
Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o apoio da Wella, a iniciativa é mais uma ação dentro do cronograma do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 e tem como objetivo a formação de lideranças adolescentes através do desenvolvimento de competências para a vida pessoal e profissional e a participação na vida pública. Através da metodologia da Educomunicação, neste último encontro, os participantes finalizaram a produção dos
fanzines, vídeos, programas de rádio e fotografias, iniciada nas oficinas de Mídia Impressa, Rádio, Fotografia e Vídeo.

A última oficina iniciou com as palavras da assessora de comunicação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para a Bahia e Sergipe, Andréia Neri, que estimulou a proatividade dos participantes. “O que queremos é que vocês sejam bastante ativos nas ações em seus municípios, dialogando, reivindicando e criando espaços para que outros adolescentes também coloquem a ‘boca no trombone’”, incentivou Andréia Neri. Todo o incentivo instigado nas três etapas da oficina foi absorvido pelos participantes, a exemplo de Betânia Maria de Andrade Ferreira, professora das redes municipal e estadual de ensino no município de Monte Alegre. “Nas três oficinas aprendi muitas coisas, tirei dúvidas, preenchi lacunas. Enquanto aprendia, fui articulando muita coisa em minha mente”, relata a educadora que já faz planejamento com seus alunos. “Já temos planos de montar oficinas semelhantes em escolas da zona rural para sermos multiplicadores dessas ações, que eu acredito ser a maior missão de todos aqui: disseminar o que aprendemos”. Em Monte Alegre, a educadora Betânia Maria e os estudantes já estão se mobilizando para a criação da rádio escola e já pensam a materialização de um vídeo e fanzine com informações úteis à comunidade escolar.

Os adolescentes que participaram das oficinas são estudantes de escolas públicas com histórico de participação
Educadora de Monte Alegre, Betânia Maria
em projetos sociais e interessados em desenvolver ações educativas com outros adolescentes.
Alberlan Rodrigues da Cruz, 17 anos, estudante do município de Campo do Brito é um exemplo disso. O estudante conta que as oficinas já rendem frutos dentro da sua escola. “Já realizamos uma palestra sobre voto consciente na escola. O Instituto Recriando é nosso parceiro e nossa intenção é o fortalecimento da participação dos adolescentes na garantia de seus direitos”, expõe Alberlan.

Já o estudante itabaianesse, Wilmarques dos Santos , 16 anos, visualiza as ações de forma mais extensiva em seu município, dentro da programação do Selo Unicef Município Aprovado. “Acredito que o mais importante é aplicar ações sociais em nossas cidades. Disseminar o que foi aprendido aqui e lutar para que, com nossas ações, consigamos o Selo UNICEF para nossos municípios”, almeja o estudante. O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Em suas três etapas o projeto propiciou a formação de 40 meninas e meninos, com idade entre 14 e 17 anos, e 20
Wilmarques dos Santos, estudante de Itabaiana
educadores de 20 municípios do semiárido sergipano participantes do programa do UNICEF. Com o encerramento das oficinas, o
s adolescentes e educadores terão o papel de disseminadores dos conteúdos trabalhados nos encontros em Aracaju. Segundo a Coordenadora pedagógica do Instituto Recriando, Conceição Pereira, a missão dos jovens, auxiliados por seus educadores, é serem “multiplicadores do que foi aprendido nas oficinas com a produção de peças midiáticas que possam sensibilizar outros jovens de seus municípios a incidir de forma propositiva na melhoria de políticas públicas e sociais para a transformação da realidade de seus municípios. E o Instituto Recriando, através do CACTOS - Comunicação Adolescente para Transformação do Semiárido, disponibilizará equipamentos - como mesa de som, microfones, câmeras fotográficas, computador, etc - assim como auxilio técnico para a produção dos produtos de mídia”, conclui Conceição Pereira.


*Assessoria de Comunicação do Instituto Recriando

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