terça-feira, 22 de novembro de 2011

Diretor de Imprensa participa da 2ª Oficina do Projeto CACTOS


Profª Nivalda, Deisiane, Wilmarques e Vitória Nascimento
O Instituto Recriando e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o apoio da Wella, realizou no último dia 21 a segunda oficina do Projeto CACTOS – Comunicação Adolescente para Transformação do Semiárido, realizada no Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, localizado na Rua Laranjeiras, s/n, bairro Getúlio Vargas, Aracaju/SE. A iniciativa é mais uma ação dentro do cronograma do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 e tem como objetivo a formação de lideranças adolescentes através do desenvolvimento de competências para a vida pessoal e profissional e a participação na vida pública. Os representantes de Itabaiana no evento são o Diretor de Imprensa do Grêmio “A Voz do Estudante”; Wilmarques Santos, a Coordenadora da Secretaria de Educação; Vitória Nascimento, a Profª Nivalda Oliveira e a adolescente Deisiane.
O projeto é composto por três encontros de capacitação para 40 meninas e meninos, com idade entre 14 e 17 anos, e 20 educadores de municípios do Semiárido sergipano participantes do programa do UNICEF. Após a primeira etapa ocorrida no mês de outubro, onde adolescentes e educadores participaram do Encontro de Formação de Competências, Habilidades e Atitudes, a segunda oficina foi uma oportunidade para que os participantes fossem capacitados a utilizar ferramentas de comunicação.
Durante o encontro, foi utilizada a metodologia da educação pela comunicação (Educomunicação) em oficinas de Mídia Impressa, Rádio, Fotografia e Vídeo, nas quais os educandos foram estimulados a produzir fanzines, fotografias, vídeos, programas de rádio, entre outras peças que reflitam o olhar dos adolescentes sobre a comunidade onde vivem.
Os adolescentes representantes de cada um dos municípios são estudantes de escolas públicas e com histórico de participação na Comissão Municipal Pró-Selo, ou em Grupos de Trabalho do Eixo de Participação Social, Conselhos/Grêmios Escolares e projetos sociais, como o ProJovem e PETI, interessados em desenvolver ações educativas com outros adolescentes, focadas na garantia dos seus direitos e utilizando tecnologias da comunicação. Já o educador selecionado para participar da formação e acompanhar os estudantes atua em escola da rede pública e tem perfil mobilizador de um dos temas do Eixo de Participação Social do Selo. Após o encerramento do projeto, os educadores terão o papel de apoiar a organização dos adolescentes no município e a disseminação dos conteúdos trabalhados nos encontros em Aracaju.

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