quarta-feira, 23 de maio de 2012

Há 17 Anos Fazendo a Diferença no CEMB!


Hoje é um dia de grande importância para o Colégio Estadual Murilo Braga. O Grêmio Livre Estudantil "A Voz dos Estudantes" completa 17 anos de fundação e funcionamento em nosso colégio. Sem dúvida, uma instituição comprometida com a defesa da melhoria da qualidade do ensino público e a voz dos estudantes do CEMB, fazendo jus à sua denominação.

Fundador e primeira equipe do grêmio
Foi fundada pelo ilustre aluno na época, Joseildo Paz de Lima, um exemplo a ser seguido. Cadeirante, estudante engajado, se mobilizou com os colegas e formou o que hoje completa 17 anos de existência. O Grêmio tem um legado incalculável na história do CEMB. Em 1996 junto aos alunos um fato inédito era realizado na história do colégio: após 47 anos de fundação, os alunos decidem em assembleia realizada nos três turnos, fechar o colégio em protesto solicitando uma reforma imediata, que foi prontamente atendida. 10 dias após, uma grande reforma estava sendo realizada, mostrando que a união faz a força. Um grêmio que foi premiado com dois títulos de honra ao mérito como Grêmio Revelação e Grêmio Mais Atuante do Estado. Tudo isso sem falar das inúmeras conquistas e realizações do grêmio ao longo de sua trajetória que podem ser confirmadas por pessoas da época e pelos arquivos existentes.

É fato, nos últimos anos houve vários desajustes nas gestões, dificuldades como dissolução de equipes (o que deixou a desejar aos alunos), falta de recursos financeiros e subsídios, mas tudo isso vem sendo superado graças a força de vontade, amor ao CEMB e honra ao compromisso assumido que a gestão do presidente Mateus Tayslan tem ao lado do seu vice Wilmarques Santos e os demais integrantes Felipe Campos, Thiago Almeida e Niviane Lima que permaneceram até o final da gestão, mostrando o compromisso que têm com cada um de vocês, alunos do CEMB.

É também uma marca da nossa gestão o respeito e autonomia dos representantes de turmas perante a direção do colégio. Ao assumir tínhamos como diretor, um ditador que não aceitava nem respeitava a autonomia do grêmio, chegando ao ponto de nos deixar sem sala, um direito que sempre tivemos assegurado. Unido com muitas classes conseguimos retirar esse gestor do nosso colégio, e colocar alguém mais compromissado e que respeitasse a nossa autonomia e a dos alunos.

Protesto em prol da Reforma

Em 2011 tivemos a criação do "Jornal do CEMB", periódico mensal com circulação no colégio, aprovado e prestigiado pelos alunos como uma ferramenta dinâmica e inovadora de comunicação, com o apoio das professoras de Língua Portuguesa Claudenice Menezes e Edriana Rocha, tendo a aluna Amanda Melo como assistente da Diretoria de Imprensa. Este projeto foi premiado em 1º lugar na categoria de educomunicação, no 1º Encontro Baiano "A Voz dos Adolescentes do Semiárido", evento realizado pelo UNICEF em agosto de 2011, na cidade Feira de Santana-BA ,do qual participaram 100 adolescentes baianos e o aluno Wilmarques representando o estado de Sergipe no encontro. Participamos e apoiamos de forma efetiva o protesto em prol da reforma do CEMB realizado em setembro, damos suporte e apoio em eventos como o desfile cívico de 7 de setembro e a primavera literária.

Dentre outras ações desenvolvidas no colégio, através de uma parceria com o projeto CACTOS- Comunicação Adolescente para a Transformação do Semiárido, executado pelo Instituto Recriando e UNICEF em Sergipe, realizamos dois módulos de oficinas de rádioescola com alunos de uma série que apresentava dificuldades na expressividade, leitura e escrita. Os resultados destas oficinas foram magníficos e visíveis, os alunos gravaram e apresentaram um programa de rádio feito por eles no dia da IV Mostra de Conhecimentos.

Premiação do projeto na Bahia
Estamos prestes a realizar mais uma eleição da nova diretoria do grêmio. Graças a Deus temos a consciência do dever cumprido para com todos! Gostaríamos de deixar esta mensagem com vocês. Saibam e tenham consciência da importância do grêmio no colégio, valorizem, participem pois juntos podemos contribuir para a melhoria do ambiente em que vivemos; a escola e comemoremos juntos:

"GRÊMIO A VOZ DOS ESTUDANTES; HÁ 17 ANOS FAZENDO A DIFERENÇA NO CEMB"!

Um comentário:

  1. Parabéns ao grêmio, e a todos os alunos do CEMB, por sua garra em defesa da melhoria do ensino! "Nós somos o CEMB, e fazemos a diferença!'

    ResponderExcluir