sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Entrevista com a Profª Josenilde,da Sala de Recursos

A Sala de Recursos do CEMB integra uma das ações do Ministério da Educação (MEC) garantir o atendimento especializado a alunos com deficiência.
Para compreendermos melhor o funcionamento e a importância social da Sala de Recursos do CEMB,entrevistamos a professora responsável Josenilde Almeida,pedagoga com habilitação em Educação Infantil e pós-graduação em Gestão Escolar.Confiram!
1-Jornal do CEMB:Como e quando foi criada a sala de recursos?Qual o objetivo dessa sala?
Josenilde Almeida: A Sala de Recursos foi criada este ano no mês de março e levou o nome de Sala de Recursos “Joseildo Paz Lima”.Tem como objetivo apoiar a todos no sentido colaborativo no processo inclusivo dos alunos com necessidades especiais,apoiando o (a) professor (a) de sala comum quanto à adaptação de material específico e necessário ao melhor desempenho no raciocínio,atenção,concentração,entre outros,possibilitando uma maior compreensão de conteúdos e de participação nas atividades.
2-J.C:Quantos alunos são atendidos e em quais períodos?
J.A:São atendidos oito alunos com deficiência intelectual,um surdo e 1 com superdotação e altas habilidades,perfazendo um total de 10 alunos cujo atendimento é realizado duas vezes por semana,durante o período de duas horas.
3-J.C:Enquanto educadora,como se sente ao contribuir para o ensino inclusivo e adaptado?
J.A:Acredito que o meu trabalho contribui para a superação das dificuldades encontradas diante dos alunos com necessidades especiais nas áreas de escuta,leitura,oral,atenção,concentração,raciocínio e a interação grupal.Vale ressaltar que a INCLUSÃO só funciona se houver os parceiros ativos,tais como comunidade escolar,familiar e equipe multidisciplinar (pedagogo,psicopedagogo,assistente social,psicólogo,psiquiatra e fonoaudiólogo).
4-J.C: Considerações finais.
J.A:Venho propor à Comunidade Escolar do CEMB a construção de um projeto interdisciplinar envolvendo docentes e discentes sobre o RESPEITO HUMANO:VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS, que oportunize o debate,vivências,enfim,um trabalho com vistas a sensibilizar a toda comunidade escolar sobre o atual contexto de conquistas legais ,de novos conhecimentos sobre pessoas com deficiência e possibilidades de aprendizagem,de respeito à diferença e de inclusão.

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